A única fórmula que você precisa
Uma posição alavancada tem um preço de entrada e um preço de liquidação. A distância entre eles não é uma questão de julgamento ou uma configuração de risco — é resultado da aritmética. Seu stake cobre uma quantidade fixa de perda; o leverage decide com que rapidez o mercado a consome.
Uma posição de stake S com leverage L controla um nocional de S × L. Um movimento de preço de m por cento move esse nocional por S × L × m. Quando esse produto iguala seu stake, o stake se foi. Iguale-os e L desaparece de tudo exceto um lugar:
ENGINE-VERIFIEDDistância de liquidação = 1 ÷ leverage. No nosso engine, liqPriceOf() calcula frac = 1.0 / leverage e coloca o preço de bust em entry × (1 − frac) para uma long, entry × (1 + frac) para uma short. Não há outro termo — sem padding de taxa, sem buffer, sem alargamento oculto.
Então o leverage não é uma configuração de dificuldade. É uma configuração de distância, e as distâncias são brutais no topo:
| BOOST | MOVIMENTO QUE TE LIQUIDA | EM UM BTC DE $64,000 |
|---|---|---|
| ×2 | 50.0% | $32,000 |
| ×5 | 20.0% | $12,800 |
| ×10 | 10.0% | $6,400 |
| ×25 | 4.0% | $2.560 |
| ×100 | 1,0% | $640 |
| ×1000 | 0,1% | $64 |
Releia a última linha. No ×1000 em Bitcoin, sessenta e quatro dólares de movimento encerram a posição. Bitcoin viaja rotineiramente essa distância em menos de um minuto em uma tarde comum.
O que alavancagem não faz
Ela não melhora suas chances de estar certo. Se você não tem vantagem em adivinhar a direção, não tem vantagem no ×2 e não tem vantagem no ×1000. Alavancagem multiplica o tamanho do resultado, não a probabilidade de um bom.
Também não torna o jogo injusto — vale a pena dizer isso claramente, porque a intuição vai na outra direção. O preço de liquidação fica exatamente onde sua aposta se esgota, simetricamente dos dois lados. A casa não está escolhendo esse número, a aritmética está.
E não coloca você em dívida. Essa é a diferença estrutural entre um jogo alavancado e uma conta alavancada em uma corretora, e é a parte que vale a pena entender antes de você tocar no topo da escada.
ENGINE-VERIFIEDO engine fixa a perda realizada na aposta: settle() computa netPnl.max(stake.negate()) antes de creditar. Qualquer coisa que o mercado faça — um gap, um crash, um wick direto através do preço de liquidação — o máximo que uma posição pode custar é o valor com o qual você a abriu.
O custo que não é o preço
Alavancagem tem uma segunda conta, e é cobrada em tempo em vez de movimento. Uma posição alavancada toma emprestado tamanho, e tamanho emprestado acumula funding. Nessa mesa a primeira hora é grátis, e depois disso o funding é cobrado em 0,1% por hora — cobrado no notional, não na sua aposta.
Essa distinção importa imensamente no topo da escada. Uma aposta de 100 no ×1000 controla um notional de 100.000, então uma hora de funding além do período de graça custa 100 — a aposta inteira. Uma posição estacionada em alavancagem extrema não precisa do mercado se mover contra ela para morrer; ela pode simplesmente ser cobrada até a morte.
ENGINE-VERIFIEDFunding = notional × 0,001 × horas após a primeira hora, e o sweep liquida quando P&L do preço menos funding atinge −aposta. Apenas as taxas podem, portanto, fechar uma posição, o que é exatamente o que acontece com posições alavancadas deixadas estacionadas.
É por isso que a escada recompensa a decisão em vez da paciência. Um scalp de segundos ou minutos não paga funding algum. Uma posição ×1000 deixada aberta durante a noite não é uma operação — é uma contagem regressiva.
Como realmente escolher um degrau
Inverta a tabela. Em vez de perguntar "quanto quero ganhar", pergunte "quanto movimento quero sobreviver", então leia a alavancagem a partir disso. Essa é a mesma decisão, enquadrada da maneira que o mecanismo realmente funciona.
- Decida o movimento sobre o qual você quer estar errado e ainda estar vivo — digamos 2%.
- Divida 1 por ele: 1 ÷ 0,02 = 50. Esse é seu teto, não seu alvo.
- Fique abaixo do teto, porque o mercado não lhe deve um caminho suave para estar certo.
O segundo hábito é um stop, definido como uma porcentagem de sua aposta em vez de um preço.
遊The desk, explained
Direction, boost, and the bust price shown before you commitBTC ×1000 →
Feche-me a $63.987,20
é um número que você tem que calcular sob pressão. A mesa converte o primeiro no segundo no momento da ordem.
Uh...wait, let me rewrite.
Feche-me se eu estiver com 50% de minha aposta em baixa" é uma decisão que você realmente pode tomar; "feche-me a $63.987,20" é um número que você tem que calcular sob pressão. A mesa converte o primeiro no segundo no momento da ordem.
No. Realized loss is floored at the stake in the settlement code itself, so a gap or a crash through your bust price still costs you exactly what you opened with and nothing more.
Perguntas frequentes
Que movimento liquidifica uma posição ×1000?
Um movimento de 0,1% contra você. A distância de liquidação é sempre 1 ÷ alavancagem, então ×1000 quebra em um décimo de um por cento — cerca de $64 em um Bitcoin de $64.000.
Posso perder mais do que coloquei?
Não. A perda realizada é limitada à aposta no próprio código de liquidação, portanto uma lacuna ou uma queda através de seu preço de liquidação ainda custa exatamente o que você abriu e nada mais.
- A alavancagem mais alta melhora minhas chances?
Não. Muda o tamanho do resultado e a distância que o preço pode percorrer primeiro. A probabilidade de estar certo sobre a direção não muda, e é por isso que uma alavancagem extrema encurta a vida média de uma posição em vez de melhorá-la.